Joias apreendidas na Operação Themis, da Polícia Civil

De acordo com o TJPE, servidores estariam envolvidos em falsificação e expedição indevida de alvarás

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (25), servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Eles são investigados por crimes de peculato, falsidade ideológica, comunicação falsa de crime e lavagem de dinheiro.

As investigações foram iniciadas em outubro de 2023, sob a coordenação do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), para apurar denúncias encaminhadas pelo Poder Judiciário que apontavam a participação de servidores na falsificação e expedição indevida de alvarás. Documentos, cópias de alvarás e outras provas foram entregues à polícia.

O crime consistia em desvio de quantias em dinheiro que estavam depositadas em juízo nos processos cíveis em andamento. De acordo com a polícia, os beneficiários não eram parte dessas ações judiciais. 

"Eram pessoas conhecidas do servidor que era o líder da organização. Em um processo, por exemplo, um advogado desconfiou porque, dos R$ 5 milhões depositados por uma empresa, R$ 3 milhões sumiram", pontuou o delegado Breno Maia, da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção.