Uma das bebidas favoritas dos brasileiros, o dia do café é celebrado nesta quinta-feira (23). 

 Segundo um estudo do site CupomValido, baseado em dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese, ela é a segunda colocada entre as bebidas mais consumidas no Brasil, atrás apenas da água. 

 Conforme a pesquisa mostra, os brasileiros bebem, em média, 3 xícaras por dia. Mas qual a quantidade máxima de café que pode ser ingerida por dia? 

 De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (The European Food Safety Authority), doses únicas de cafeína de até 200mg — cerca de 3mg por quilograma de peso corporal (mg/kg pc) — não levantam preocupações de segurança para a população geral de adultos saudáveis.  

 Entretanto, doses únicas de 100mg (cerca de 1,4mg/kg pc) de cafeína podem afetar a duração e os padrões do sono em alguns adultos, especialmente quando consumidas perto da hora de dormir.

 Ainda segundo o estudo, a ingestão de até 400mg (cerca de 5,7mg/kg pc por dia) consumidas ao longo do dia, não levantam preocupações de segurança para adultos saudáveis na população geral, exceto mulheres grávidas.

Para mulheres grávidas, ingestões de cafeína de todas as fontes de até 200mg por dia (consumidas ao longo do dia) não levantam preocupações.

Qual tipo prefiro de café para o Brasileiro? 

Ainda de acordo com a pesquisa do CupomValido, confira a lista dos tipos de café preferido pelos brasileiros: 

  1. Café expresso;
  2. Café com leite (pingado);
  3. Cappucino (mistura dde chocolate, canela, café e leite);
  4. Macchiato (metade café expresso e metade creme de leite);
  5. Café latte (uma bebida de origem italiana feita com café expresso e leite vaporizado com uma quantidade generosa de espuma de leite no topo).  

leia mais em,https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/saude/2024/05/dia-nacional-do-cafe-saiba-quanto-pode-beber-por-dia.html