Cidades aumentaram a quantidade postos de vacinação para imunizar o máximo de pessoas (Foto: Freepik)

Na capital, serão 189 postos. Cidade vizinha abrirá todas as unidades de saúde e policlínicas

Após o governo de Pernambuco anunciar o "Dia D"  de vacinação em massa contra a gripe, o Recife e Olinda informaram como será o mutirão, marcado para este sábado (13).
 
No Recife, 189 postos de vacinação recebem o Dia D da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe).
 
 
A ação acontece em 153 Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas Tradicionais (UBTs) e 31 pontos itinerantes, além dos 5 centros de vacinação localizados nos shoppings da cidade e Centro de Saúde José Ermírio de Moraes. 
 
A abertura da campanha começa às 11h na USF Encanta Moça, localizada na Rua do Patrocínio, 35, Pina (perto do shopping RioMar), com a presença da secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
 
"Montamos uma verdadeira força-tarefa da vacinação, com postos nos diversos bairros, pontos fixos e itinerantes, atendendo a população em praças, shoppings, escolas, terreiros, mercados, com comodidade e facilidade. Convocamos todos os idosos, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, profissionais da saúde, educação, das forças de segurança, dos sistemas prisional e socioeducativo, do transporte coletivo, caminhoneiros e população em situação de rua para comparecer aos nossos centros. A vacina é segura, usada na população mundial há 25 anos, para prevenir uma doença que pode agravar, levando a hospitalizações", explica a secretária Luciana Albuquerque.
 
 
A meta da campanha, que segue até 31 de maio, é alcançar 90% de cobertura vacinal para os públicos definidos pelo Ministério da Saúde (ver relação abaixo). A lista completa dos locais por ser conferida nest.
 
 
Sintomas e orientações
 
Mais conhecida como gripe, a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. 
 
Ela é de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. 
 
 
A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos. 
 
Por isso, recomenda-se lavar as mãos regularmente e, se estiver com sintomas, fazer uso de máscaras.
 
Documentos necessários
 
Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação com foto e, se tiver, a carteira de vacinação.
 
Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. 
 
Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como declaração de vínculo, crachás ou carteira de trabalho.
 
Prioritários
 
O grupo beneficiado pela campanha, nesta fase, é formado por crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), pessoas maiores de 60 anos, profissionais das redes pública e privada de educação e de saúde, indivíduos de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades), entre outros.
 
Em Olinda
 
A Secretaria de Saúde de Olinda, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), estará com as equipes de vacinação participando do Dia "D" da Campanha de Vacinação contra a Influenza para grupos prioritários.
 
Em Olinda, todas as unidades de saúde da Atenção Básica e as Policlínicas João Barros Barreto (Carmo), São Benedito, Ouro Preto, Rio Doce I e II, Jardim Fragoso e Martagão Gesteira, participam da ação das 8h às 16h.
 
Já o posto de vacinação do Shopping Patteo, em Casa Caiada, funcionará das 9h às 16h. 
 
Público prioritário
 
Na campanha contra a Influenza, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, além de professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
 
leia mais em,https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2024/04/dia-d-saiba-como-sera-mutirao-de-vacinacao-no-recife-e-em-olinda.html