A escritora Roseana Murray, de 73 anos, teve alta do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (18) depois de ficar internada por 13 dias. Ela foi homenageada pela equipe da unidade de saúde.

Ela foi atacada por três pitbulls — e perdeu um braço e uma das orelhas, em Saquarema, na Região dos Lagos.

"Para começar, eu tenho que aprender a escrever com a mão esquerda. Isso, para mim, é o mais importante. Eu vou ter que aprender muitas coisas, vou ser aluna de novo", afirmou Roseana.

 Escritora Roseana Murray tem alta de hospital no RJ — Foto: Reprodução/ TV Globo

Internada, ela chegou a escrever um poema enquanto esteve internada no CTI. O texto foi publicado nas redes sociais na segunda-feira (15). (Confira o poema abaixo.)

Roseana fez questão de agradecer aos profissionais de saúde que cuidaram dela.

"Posso falar desse hospital, foi uma das coisas mais importantes da minha vida. Fiquei internada em bons hospitais, muitas cirurgias na minha vida. Nunca tinha sido internada em hospital do SUS e realmente nunca tinha conhecido nada igual, nada, em matéria de amor, carinho, organização. Tudo está acoplado em alguma coisa, uma imensa colmeia, estou me sentindo uma abelha rainha", disse Roseana.

 Roseana Murray tem alta do hospital no RJ

O dia da alta também marca o Dia Nacional do Livro Infantil. A escritora já publicou mais de 100 deles.

Homenagem

Camisa com o rosto da escritora Roseana Murray e a mensagem: 'Lute como uma poeta' — Foto: Reprodução/ TV Globo

Os funcionários do Hospital Estadual Alberto Torres também fizeram questão de homenagear Roseana. A equipe vestiu a homenagem em uma camiseta.

"Lute como uma poeta", afirmava a estampa da camiseta usada pelos servidores.

A recuperação surpreendeu a todos.

"Era uma grande quantidade de lesões. Acho que o pensamento positivo dela fez a diferença. A gente vai acompanhá-la pelo menos uma vez por semana aqui", afirmou o cirurgião plástico Thiago Glenn.

A família também exaltou a positividade da autora.

"Acho que não tem nenhuma palavra no dicionário que possa traduzir tanta emoção. A força dela é inimaginável", disse Evelyn Klingerman, irmã de Roseana.

Confira o poema:

 

"Um anjo varreu a tristeza da casa.
Com suas asas feitas
de alguma coisa que não conhecemos.
Varreu como varrem ruas e praças.
Juntou tudo em suas mãos,
soprou, soprou, soprou."

Ao Fantástico, ela disse que pensa em reaprender a escrever com a mão esquerda ou colocar um braço biônico.

 Mito do cão de três cabeças

No domingo (14), ela tinha feito uma outra postagem sobre o ataque sofrido pelos cães. Na mensagem, ela lembrou do mito Cérbero, "o cachorro de três cabeças que tomava conta da passagem dos recém mortos para o outro mundo".

Segundo Roseana, ela se sente "meio humana meio ursa", porque venceu a luta contra os pitbulls.

"Os três cachorros que me atacaram pareciam Cérbero, o cão de três cabeças prontos para me levar para a morte. Não conseguiram".

"Estou viva, mas como no livro que lemos no Clube da Casa Amarela "Escute as Feras", de Nastassja Martin, a história da mulher que foi atacada por um urso, lutou e venceu, e no final, é uma mulher meio humana meio ursa, eu também me sinto meio humana meio mulher selvagem, porque venci", comentou a escritora.

No sábado (13), a poetisa fez o primeiro post após o ataque para dizer está bem. Ela também agradeceu os cuidados que tem recebido da Comissão de Curativos do Alberto Torres, em São Gonçalo. Ainda não há previsão de alta.

Na semana passada, a Justiça do Rio concedeu liberdade a Kayky da Conceição Dantas Pinheiro, Ana Beatriz da Conceição Dantas Pinheiro e Davidson Ribeiro dos Santos, donos dos animais que avançaram em Murray.

leia também em,https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2024/04/18/roseana-murray-tem-alta-do-hospital.ghtml