Cooperação entre países promete ajudar a diminuir o intenso tráfico de drogas

De acordo com anúncio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta quinta-feira (10), países vão apoiar atividades conjuntas de investigação

 Um acordo de cooperação entre o Brasil e a Itália, anunciado nesta quinta-feira (10), prevê o reforço no combate ao tráfico internacional de drogas. Uma das metas é que os dois países realizem atividades conjuntas de investigação. 

A conclusão das negociações ocorreu durante reunião com o diretor do Departamento de Segurança Pública e Chefe da Polizia di Stato da Itália, Vittorio Pisani, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que está em Roma. 

O acordo prevê o combate ao tráfico de entorpecentes e precursores químicos, medicamentos contendo ingredientes ativos com ação psicoativa, cujo uso é considerado doping, além de novas substâncias psicoativas.

"A cooperação é formalizada por meio do Memorando Operacional Antidrogas entre o Departamento de Segurança Pública do Ministério do Interior da República Italiana e a Polícia Federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que será assinado durante a visita da primeira-ministra Georgia Meloni ao Brasil, por ocasião do G20", disse o ministro, em comunicado oficial.

 

PEC DA SEGURANÇA PÚBLICA

Durante o encontro em Roma, o representante do governo italiano apresentou detalhes do modelo de coordenação entre as forças de segurança locais.

O tema é considerado de grande interesse brasileiro em vista do debate sobre a PEC da Segurança Pública proposta pelo ministro Lewandowski.

O dispositivo trata da constitucionalização do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), instituído pela Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018. A ideia é que a União tenha mais poderes para fazer uma coordenarão nacional aos outros órgãos de segurança, sem prejuízo da competência dos Estados e do Distrito Federal de legislarem sobre o tema.

 
Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

OUTROS ACORDOS

Lewandowski permanece no país italiano até a próxima segunda-feira (14). Estão previstos ainda encontros com o ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio; com o ministro do Interior, Matteo Piantedosi; com o procurador Nacional Antimáfia e Antiterrorismo, Giovanni Melillo; com o comandante-geral dos Carabinieri, Teo Luzi; e com o embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca de Souza.

Os principais temas a serem discutidos são acordos para promover, desenvolver e reforçar a cooperação na área de segurança pública, além do aprimoramento da segurança rodoviária nos respectivos países, mediante troca de informações, cursos de formação e compartilhamento de técnicas e boas práticas de patrulhamento e fiscalização.

leia isso em,https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/seguranca/2024/10/10/acordo-entre-brasil-e-italia-vai-reforcar-combate-ao-trafico-internacional-de-drogas.html