Começa nesta quarta-feira (22), no Recife, a vacinação contra a subvariante XBB da Covid-19

Nesta etapa, o imunizante é destinado para todas as crianças na idade de seis meses a menores de cinco anos e para pessoas acima de 5 anos pertencentes a algum grupo prioritário

 Começa nesta quarta-feira (22) a vacinação contra a subvariante da Covid-19, conhecida como XBB 1.5, nos cinco centros de vacinação e 170 salas de vacina espalhadas pelos 8 distritos sanitários do município.

O novo imunizante, produzido pelo laboratório americano Moderna, é uma atualização da vacina monovalente contra a Covid-19, especialmente desenvolvida para combater a variante Ômicron XBB 1.5. Recife recebeu 25.000 doses da vacina.

O público-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos, conforme o calendário básico de vacinação, além de grupos prioritários.

“Estamos empenhados em garantir que as crianças e os grupos mais vulneráveis recebam essa importante atualização da vacina. É fundamental que todos compareçam às unidades de saúde para se vacinar”, afirmou a gerente do programa de imunização do Recife, Nádia Carneiro.

Consulte as salas de vacinação através do link: bit.ly/SalasDeVacinação

O que é preciso saber antes de se vacinar?

Segundo a norma técnica, é necessário que a população acima de 5 anos de idade, pertencente ao grupo prioritário, tenha um intervalo mínimo de três meses desde a última dose da vacina contra a Covid-19 para receber a vacina da XBB 1.5. E para as crianças (6 meses a menor de 5 anos) na primovacinação, realizar duas doses com intervalo de 4 semanas.

 LEIA TAMBÉM

"Ressaltamos ainda que com essa nova orientação da vacina Covid-19 pelo Ministério da Saúde (MS), o público acima de 5 anos que não faz parte do grupo prioritário, tem seu esquema de vacinação encerrado", completa a gerente.

Grupos prioritários 

  • Os grupos prioritários para a vacinação incluem:
  • pessoas com 60 anos ou mais;
  • indígenas, quilombolas, gestantes e puérperas;
  • pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;
  • pessoas com deficiência permanente;
  • trabalhadores da saúde;
  • pessoas imunocomprometidas;
  • funcionários do sistema prisional;
  • pessoas com comorbidades;
  • adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
  • pessoas privadas de liberdade (18 anos);
  • pessoas em situação de rua.

Para gestantes, puérperas, imunocomprometidos e idosos, a vacinação deve ser semestral, enquanto os demais grupos prioritários apenas uma vez ao ano.

“A chegada dessa vacina é um marco importante na luta contra a Covid-19. Precisamos continuar vigilantes e assegurar que todos os grupos prioritários sejam vacinados”, destaca Nádia Carneiro.

Documentação necessária

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

leia mais em,https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/saude-e-bem-estar/2024/05/21/vacinacao-contra-a-subvariante-xbb-da-covid-19-comeca-nesta-quarta-feira-22-no-recife.html