A cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco, oferta gratuitamente a colocação do dispositivo intrauterino (DIU) de cobre. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a mulher que desejar colocar o DIU deve procurar a unidade básica de saúde do seu bairro até o dia 9 de dezembro. Para realização de cadastro e, posteriormente, a equipe entrará em contato para fazer uma triagem e informar o dia do procedimento. O objetivo dessa ação é reduzir casos de gestações não intencionais.

“Essa ação é muito importante, principalmente para aquelas mulheres que não têm condição financeira de investir em outros tipos de contraceptivos. A colocação do DIU é um procedimento simples, rápido e previne contra gravidez indesejada. Então, eu convido todas as mulheres do município que têm interesse em participar dessa ação que procure a UBS mais próxima da sua residência para realização de cadastro”, destaca a diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade.

A implantação dos DIUs, importante mecanismo que atua como contraceptivo e planejamento familiar, está prevista para ser realizada nos dias 15, 16 e 17 de dezembro na Unidade de Saúde Amália Granja. A expectativa é que mais de 1.500 mulheres sejam contempladas. O dispositivo, que é fornecido pelo município, tem a durabilidade de dez anos e teste de comprovação de eficácia de 99%. 
 
 
 LEIA MAIS EM,https://www.diariodepernambuco.com.br/