Cerimônia presta homenagem ao centenário do arquiteto, urbanista e professor Acácio Gil Borsói, reconhecido por suas contribuições à arquitetura moderna
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) lança o Selo Borsói 100 Anos, nesta terça-feira (10) em homenagem ao centenário de nascimento do arquiteto, urbanista e professor Acácio Gil Borsói. A cerimônia de lançamento será às 17h30 e transmitida ao vivo pelo Instagram do CAU/PE (@oficialcaupe). O evento contará com a presença de familiares de Acácio Gil Borsói, reforçando a conexão entre a memória do arquiteto e seu papel fundamental na difusão da arquitetura moderna no estado.
Reconhecido por suas contribuições à arquitetura moderna, Borsói foi um dos responsáveis por reformular o curso de arquitetura da antiga Escola de Belas Artes de Pernambuco, que deu origem a Faculdade de Arquitetura da UFPE, a partir dos anos 1950, ao lado de nomes como o italiano Mário Russo e o português Delfim Fernandes Amorim.
Estabelecido no Recife desde 1951, Acácio Gil Borsói trouxe para a cidade uma combinação das influências modernistas cariocas com as tendências do brutalismo internacional. Suas obras em Pernambuco se destacam por sua inovação formal e técnica, utilizando materiais expostos e soluções que dialogam com o clima e a paisagem locais. Como o próprio Borsói destacou: "A arquitetura, por sua natureza lapidar, será sempre a mediação entre uma condição real, física e material, e uma outra conceitual, poética e imaterial, de satisfação à nossa existência e ao nosso espírito."
Dentre as principais obras de Acácio Gil Borsói em Pernambuco, destacam-se o Hospital da Restauração (1951), referência da arquitetura moderna no estado e o Museu de Arte Popular do Recife (1955), projetado por Borsói e conhecido por seu uso de pilotis e fachadas de vidro. No Recife e em outras cidades do nordeste, ainda, desenvolve intensa atividade projetual e a partir de 1968, com Janete Costa, fundou o escritório Borsoi Arquitetos Associados.
“O Selo Borsói é uma forma de chamar atenção da sociedade sobre o impacto do legado desse mestre da arquitetura, que contribuiu diretamente para a historiografia da arquitetura em nosso estado e tem inspirado gerações de profissionais de arquitetura e urbanismo, não apenas no Recife ou em Pernambuco, mas no país”, afirma Roberto Salomão, presidente do CAU/PE.
A criação do selo foi resultado de um edital lançado pelo CAU/PE, com o objetivo de promover, ao mesmo tempo em que homenageia e demarca o centenário de um dos pioneiros do ensino da arquitetura em Pernambuco e um dos seus principais expoentes, a valorização profissional junto à sociedade a partir da promoção de sua obra.
leia também em,https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2024/09/conselho-de-arquitetura-e-urbanismo-de-pernambuco-lanca-selo-borsoi-10.html