O Transtorno de Personalidade Boderline atinje de 1% a 6% da população mundial, sendo bem mais comum em mulheres, segundo dados da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Uma das principais características deste distúrbio é a angústia intensa sofrida durante um relacionamento amoroso. Costuma dar seus primeiros sinais durante a adolescência, intensificando na idade adulta. A origem é muito relacionada a componentes genéticos, alterações no cérebro nas áreas responsáveis pelo controle dos impulsos e das emoções e, também, a experiências traumatizantes durante a infância, como morte, alienação parental e abuso sexual ou abandono. As principais características são: oscilação severa de humor (ama, depois odeia. Está bem, daqui a pouco está com raiva ou depressão), instabilidade nas relações, baixa autoestima, sentimento permanente de abandono e vazio interior, medo da solidão, tendência à automutilação, incapacidade de sentir prazer, irritabilidade, impulsividade, necessidade de gastar dinheiro de forma descontrolada ou consumo exagerado de comida ou drogas. Nos casos mais graves, aparece a ideação suicida.
 
No relacionamento amoroso, os sintomas do distúrbio costumam ser mais evidentes. Em geral, as mulheres com Boderline se apaixonam por homens perturbados, distantes e temperamentais. Podem ser obcecadas por aqueles emocionalmente indisponíveis, como os casados ou comprometidos com outras mulheres, workaholics ou dependentes de drogas. Com facilidade, abrem mão dos amigos e interesses próprios para estarem disponíveis ao parceiro na hora que ele quiser. Sentem um grande vazio quando não estão com o parceiro, sendo incapazes de se distraírem com outra atividade.
 
Quem tem Boderline teme que as emoções fujam do controle, tendendo a irracionalidade em situações de grande estresse, criando dependência dos outros para conseguir estabilidade. Por afetar a neuroquímica do cérebro, é fundamental o acompanhamento psiquiátrico para administração de antidepressivos e estabilizadores de humor, juntamente com terapia. 
 
ROUPAS QUE “EMAGRECEM”
Aqui vão algumas dicas, para você que quer parecer mais magrinha: 
 
. Use cores escuras. Preto nós já sabemos, mas os azuis e verdes escuros também são ótimos para afinar. O vermelho vinho também compõe esta gama emagrecedora. Aonde você não quiser evidenciar, como quadril, busto e barriga, coloque um tom escurinho.
. Sutiã do tamanho certo e bem ajustado. É impressionante como faz a diferença! O tamanho errado traz uma aparência de flacidez nos seios. 
. Marque a cintura. Delimitá-la ajuda a modelar a silhueta, deixando o corpo mais bonito.
. Roupas com poucos detalhes. Lantejoulas, botões, rendas, babados, brilhos ou qualquer detalhe que chame a atenção deve ser evitado aonde você não quer que pareça mais gordinha, pois provoca volume. Melhor roupas lisas. 
. Calça jeans reta de lavagem escura. Preta, então, é ótima!
. Estampas pequenas. As grandes com fundos claros engordam. As pequenas, com fundos escuros, emagrecem. Se forem geométricas, opte pelas cores fortes. 
. Blazer. Alonga a silhueta, principalmente se for longo e acinturado. Pode ser camisão também. 
. Decote em V. É excelente para quem tem seios grandes e barriga avantajada, porque ele divide o corpo, chamando atenção para o umbigo, afinando o contorno e destacando ombros e rosto. 
. Use mangas. Elas escondem os braços gordinhos. As mais compridas e que chegam na metade dos braços são as que mais afinam.
. Saltos com pontas finas. Realmente alongam a silhueta, principalmente quando no tom nude.
 
UMA GUERREIRA NA LUTA PELA MULHER 
 
A premiada Secretária Executiva da Mulher na Prefeitura Municipal de Paulista, Bianca Pinho Alves, é responsável pelo Programa “Maria da Penha Vai à Escola”, desenvolvido na Rede Municipal de Ensino em Paulista, que se sagrou finalista no Concurso do Banco Mundial para a promoção de igualdade de gêneros na América Latina e Caribe. Esta à frente também de dois grandes programas de geração de renda:  o “Lugar de Mulher é na Qualificação Profissional” e o “Projeto Fêmea”, que estimulam o empreendedorismo feminino. Este último é reconhecido pela Fundação João Mangabeira, como modelo de prática de gestão na luta pelos direitos e autonomia econômica. Bianca também lidera o “Maria da Penha vai à Saúde” e “Lugar de Mulher é na Tribuna”. Por todo esse trabalho, ela conquistou, pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, o prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres para o município. Ela acredita que, para a conquista da igualdade, é preciso ter mais mulheres na política, pois são elas que dão voz e vez a outras milhares de mulheres, ajudando a construir uma sociedade melhor para todas e todos. Sem dúvida é uma profissional competente e experiente, que dignifica o universo feminino.
 
GASTRITE NERVOSA EM MULHERES 
 
A dispepsia, popularmente conhecida como gastrite nervosa, é mais comum em mulheres e surge após situações de medo, estresse, nervosismo e ansiedade. Os sintomas mais comuns são: sensação de estômago cheio ou queimação, arrotos, distinção ou dor abdominal, gases e náuseas. O tratamento é feito com antiácidos e, em muitos casos, remédios que ajudem a diminuir a irritabilidade. Recomenda-se também: 
. Comer banana (estimula produção de muco protetor)
. Ingerir refeições pouco volumosas, para evitar a sensação de empachamento
. Preferir alimentos com temperos naturais. Hortelã e alecrim são ótimos, pois são calmantes digestivos.
. Optar por laticínios desnatados, devido o teor de gordura
. Consumir vegetais cozidos, pois são fáceis de digerir
. Frutas que não sejam ácidas como laranja lima, banana, maçã, goiaba e mamão, porque não agridem o estômago
. Tome suco de aloe vera (babosa), pois tem poder cicatrizante, contribuindo para a cura da ferida estomacal
. Tomar no mínimo um litro e meio de água por dia e praticar exercícios físicos
. Evitar alimentos fritos e gordurosos (como bacon, salgados feito com massa podre, salgadinhos, batata frita)
. Não consumir bebidas  alcoólicas, nem fumar
. Ingira alimentos com lactobacilos, pois muitas vezes a gastrite mata as bactérias boas do estômago e, sem elas, o tecido não se recupera. A reposição dos lactobacilos repovoa o estômago
. Biomassa de banana verde também é ótima, pois ela possui um amido resistente, definido como probiótico. Essa substância funciona como alimento dos lactobacilos, mantendo-os vivos. O estômago de quem tem gastrite é povoado com bactérias más, ocasionando déficit das boas. Com a biomassa, os lactobacilos permanecem vivos, auxiliando na recuperação do tecido
. Não coma carnes vermelhas e vísceras, porque contêm gordura e purinas, dificultando o esvaziamento gástrico. Peixe e frango com pouca gordura pode, desde que cozidos, refogados ou grelhados. Se precisar comer carne de todo jeito, opte por patinho, coxão mole e lagarto, que são menos gordurosos
. Suco verde de salsinha e couve é rico em clorofila, substância energizante e cheia de zinco e antioxidantes, que são necessários para a recuperação do estômago. 
. Caldo de feijão, que é facilmente digerido, aproveitando os nutrientes que oferece e dá para matar a vontade de comer um feijãozinho (o grão não pode)
. Coma bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corrói as paredes, agravando a ferida)
. Evite alimentos ricos em cafeína, como café, chás, refrigerantes e chocolates, alimentos ácidos como limão, laranja, abacaxi e até o tomate, embutidos, alimentos muito condimentados, com excesso de cebola, alho, pimentão ou limão, chicletes e balas.
 
COMO RESOLVER CONFLITOS NO RELACIONAMENTO 
 
.Acalme-se para depois agir. Deixe a onda de fúria passar, para não falar bobagem e depois se arrepender.
.Abra a mente para compreender o outro lado. Admita que podem existir pontos de vista diferentes do seu. Isso é libertador. 
.Foque na solução.  Busque saídas, porque quando se dá ênfase à resolução dos problemas, eles finalizam mais rápido. Não deve haver ganhadores ou perdedores, para não virar uma guerra, continuando a ser uma relação de amor. 
. Concentre-se no que você sente, não no que pensa. Fale mais dos seus sentimentos. Diga: “Estou sentindo isso quando… “, em vez de: “ Eu acho que você …”. O primeiro início de frase é mais sincero e costuma sensibilizar. O segundo é muito acusatório, deixando o outro na defensiva. 
. Não grite, para não correr o risco de virar baixaria. Em geral, quem se controla fica no controle. Também não ofenda, porque isso só agrava a discussão. Quando tratamos do problema sem “atacar”, além de ser mais sábio, facilita a resolução rápida e melhor para os dois. 
. Ouça em silêncio o que o outro tem a dizer. Além de ser educado, faz com que você pense melhor. 
. Quando um não quer, dois não brigam. Seja o lado maduro do conflito. Não queira confusão e desarme o seu amor.
 
10 DICAS PARA TER MÃOS LINDAS 
 
Mãos bonitas são sempre um charme. Aqui estão alguns truques para deixá-las macias, jovens e graciosas: 
1. O que faço sempre e dá muito certo: lavei as mãos, passo um hidratante. Todas as vezes! A pele fica bem macia. Aproveito para passar nos braços também. É ótimo! 
2. Adote um creme com protetor solar de preferência, nem que seja quando sair de casa. Evita aquelas manchinhas marrons, que surgem com a idade. 
3. Use sabonetes ricos em substâncias hidratantes e oleosas como: ureia, silicone, ácido glicólico, óleos derivados de avelãs, castanhas, sementes de uva e macadâmia.
4. As mãos que transpiram em excesso podem ter uma condição chamada de hiperidrose, geralmente causada por fatores genéticos. Segundo as especialistas, o único procedimento que elimina o problema é uma cirurgia chamada simpatectomia. Uma solução temporária é a aplicação de toxina botulínica na região, que deve ser feita por um dermatologista e dura aproximadamente seis meses.
5. Na hora de mexer com detergentes ou outros produtos químicos, coloque luvas de borracha, aflaneladas por dentro ou que já vêm com talco.
6. Para as mãos ásperas, bata no liquidificador duas colheres (sopa) de sementes de aveia, com duas colheres (sopa) de azeite. Coloque nas mãos e espalhe massageando, lavando em seguida.
7. Evite água quente que resseca muito a pele. 
8. Máscara esfoliante para as mãos: duas colheres (chá) de sumo de limão e uma colher (chá) de açúcar. Mistura e esfrega nas mãos. Ficam bem suaves ao toque. 
9. Para a flacidez, o tratamento pode ser feito através do preenchimento com ácido hialurônico e aplicação de ácido L-polilático (que estimula a formação de colágeno).
10. Para rejuvenescer é bom usar mel, que reidrata a pele, reduz as linhas finas e as manchas. 
 
ELA É INSPIRADORA
A diretora de marketing do Grupo Diario de Pernambuco, Raquel Carioca, é uma jornalista com mais de 19 anos de experiência, especialista em marketing estratégico, com ampla atuação em comunicação e marketing no ambiente digital e novas mídias, comunicação corporativa e integrada, comportamento do consumidor, eventos e ações de relacionamento, marketing de varejo e copywriting. Já atuou em campanhas de marketing político, foi editora de revistas e projetos especiais e, ainda, gerenciou agências e o marketing de dois shoppings classe A em Fortaleza, Ceará, onde nasceu. Casada com André e ao lado do filho Miguel e do enteado Arthur, essa cearense está virando pernambucana, divulgando nosso estado para o mundo, pois é a responsável pelo novo portal do Diario de Pernambuco, onde essa coluna se hospeda, além de todas as estratégias e os projetos que o Grupo Diario realiza. Raquel representa inovação e força de trabalho. Ela é linda, dinâmica e competente. Vamos, então, ver as preferências de quem é símbolo do feminino moderno:
 
. Filme que indica: Irreversível 
. Perfume que gosta de usar: Si Intense, de Giorgio Armani
. Comida predileta: Camarão
. Bebida preferida: Vinho
. Música favorita: Dia Branco
. Livro de cabeceira: O Poder do Hábito, de Charles Duhigg
. Qual é o grande sonho que já realizou? Ser mãe
. Maior qualidade: Comunicação com pessoas
. Um defeito: Resistências
. O que mais aprecia nos amigos? Parceria para tudo e qualquer momento, com leveza
. O que mais lhe irrita? Falta de respeito e de bom humor
. O que é felicidade? Harmonia entre os principais campos da vida
. Paisagem mais linda que já viu: Qualquer uma de Fernando de Noronha
. Maior desejo: Paz no mundo
. Um lema: Gentileza gera gentileza 
. O que gosta de fazer no tempo livre? Estar com família e amigos
. Um desejo: Ir à Europa
. Um conselho: Faça o bem, pois cada um tem sua história e merece o seu cuidado. Estamos no mundo pra isso.
. Uma paixão: Família 
. O que é sucesso? Se sentir realizada no que faz e entender que você é capaz de fazer a diferença 
. O que é ser leve? É “APESAR DE”, conseguir sorrir com serenidade, paz no coração e não tomar pra si o que não lhe pertence.
. O que é ser mulher? Uma missão que Deus me deu para ajudar a transformar o mundo com minha delicadeza e força que se somam de forma linda. 
 
 
L3EIA TAMBÉM EM,https://www.diariodepernambuco.com.br/colunas/diariomulher/2022/09/boderline-doenca-das-mulheres-que-amam-demais.html