O projeto vai guiar ações até 2024 que possam promover iniciativas locais

Ações de incentivo e fomento ao turismo da cidade do Recife foram lançadas na terça-feira (27) através de um documento: o Plano de Turismo Criativo. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, anunciou que o plano vai promover e comercializar iniciativas locais para que elas tenham capacidade de gerar emprego e renda.

O orçamento inicial para confecção e implantação do plano é de R$ 250 mil. Feito pela prefeitura da cidade, juntamente com a sociedade civil e entidades do turismo, o plano foi lançado na Galeria Arte Plena Multicultural, no bairro do Rosarinho, Zona Norte do Recife.

 

O projeto guiará as ações para o turismo criativo de 2022 a 2024 e está disponível no Portal de Turismo do Recife (https://visit.recife.br/).

Leia também

 

• Recife terá novos voos para Montevidéu, Orlando e Fort Lauderdale

• Porto de Galinhas estima ocupação hoteleira perto de 100% para o final do ano

• Turismo mundial se conscientiza da situação ambiental

 
 

“Se puder conhecer o Plano de Turismo Criativo, vai conhecer o Recife verdadeiro, o Recife da história do alto José do Pinho, do Morro da Conceição, aqui do Rosarinho, do Centro do Recife, da Ilha de Deus, o Recife, que é vivido e construído por tanta gente no seu dia a dia”, destacou o prefeito do Recife, João Campos, durante lançamento da iniciativa.

Mapa dos atrativos
Através do projeto, a secretaria do município mapeou os atrativos que trabalham com o turismo criativo e instalou placas indicativas para os seguintes pontos. Na terça-feira (27), houve o descerramento da primeira placa, com os gestores do município. A prefeitura lançou a sinalização no Ilê Obá Ogunté - Sítio de Pai Adão, localizado no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife.

“A gente também está fazendo a sinalização turística em áreas de turismo criativo, que, digamos assim, tradicionalmente não são as áreas onde você tem os roteiros tradicionais de turismo, mas são os roteiros verdadeiros da cidade. Então por isso que a gente valoriza tanto”, complementou João Campos.

Projeto tem 28 ações previstas
O plano prevê 28 ações para serem colocadas em práticas no fomento ao turismo criativo da cidade. “É um plano inclusivo, não só para quem vem de fora, como também para quem é do Recife. Entre algumas ações estão o de monitoramento do plano, a de busca de novas referências em outros locais de turismo criativo, a de criação de parcerias com instituições que possam nos apoiar e desenvolver o turismo na cidade, e mais”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves.

Outras placas indicativas instaladas pela prefeitura estão no Clube Carnavalesco Misto Pás Douradas (Clube das Pás); Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigantes do Samba; Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante do Recife, e Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

 

LEIA MAIS EM,https://www.folhape.com.br/economia/recife-ganha-plano-de-turismo-criativo-para-incentivar-acoes-de/241640/