O horário de votação será unificado em todo o país para o pleito deste ano, cujo primeiro turno ocorre neste domingo (2). Mesmo os estados com fusos distintos ao que predomina no Brasil precisarão seguir o horário de Brasília (DF), onde as urnas eletrônicas são abertas às 8h e fechadas às 17h.
 
A unificação do horário, ratificada nesta terça-feira (27) em comunicado disparado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi definida pela corte em dezembro do ano passado. A modificação vai alterar a lógica de divulgação dos resultados e permitir que a apuração dos votos para todos os cargos comece já às 17h. Antes, os primeiros boletins rumo à totalização dos votos só eram divulgados após o término da votação no Acre, duas horas atrasado em relação à capital federal.
 
Além do Acre, a mudança afeta todas as cidades de outros cinco estados: Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amazonas, onde dois fusos vão vigorar. A nova regra vale, também, para o distrito de Fernando de Noronha, em Pernambuco (Veja, no fim deste texto, os novos horários).
 
Segundo o TSE, a regra vai impedir que eleitores de estados que têm o relógio atrasado em relação a Brasília sejam influenciados por informações sobre a votação em outras praças. Quando a mudança foi definida pela Justiça Eleitoral, o então presidente da corte, Luís Roberto Barroso, consultou o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) a fim de entender os impactos da mudança para o estado.
 
O relator do tema no TSE foi o ministro Edson Fachin, que recomendou a adaptação dos horários à lógica de Brasília. A medida não vale para as seções eleitorais instaladas no exterior.
 
Estados impactados pela nova regra do TSE
Acre: das 6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação à Brasília);
Amazonas (11 municípios*): das 6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação a Brasília)
[*Cidades afetadas: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença]
Amazonas (51 municípios): das 7h às 16h (abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h (abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)
Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h (abre e fecha uma hora após em relação a Brasília)
 
 
LEIA TAMBÉM EM,https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/politica/2022/09/votacao-vai-terminar-no-horario-de-brasilia-em-todo-o-pais-veja-como.html